segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Evite o estresse ou melhor não se estresse

Procure gerenciar o estresse e voce estará a caminho de uma vida saudável e feliz.


O estresse é provavelmente a palavra mais utilizada nos séculos 20 e 21. Somos todos vítimas do estresse provocado por nosso trabalho, vida pessoal, relacionamento e saúde.

Devemos aceitar que nos dias de hoje, devido a velocidade da multiplicação do conhecimento e da informação, conviver com o estresse é inevitável. Portanto só nos resta um caminho, saber administrá-lo com muita sabedoria e, assim provocar uma ruptura desse quadro e iniciar uma nova fase de aprendizagem de apreciar a vida, mesmo sob pressão.



O que causa o estresse?


O estresse não é apenas algo que se experimenta por um tempo e depois possa ser descartado. O corpo reage ao estresse fisica, mental e emocionalmente e com o tempo essas reações provocam um impacto na saúde.



Sabemos também que no mundo competitivo de hoje, nós nos estressamos pelos nossos próprios anseios e temores e em outras vezes, nós somos submetidos ao estresse causado pelo ambiente no qual estamos inseridos.



Por exemplo, até mesmo as coisas alegres que acontece em nossas vidas, poderão produzir o estresse em situações como receber uma promoção ou o nascimento de um filho; são coisas boas mas que nos faz experimentar mudanças, incertezas e ansiedade e estes fatores provocam o estresse da mesma forma.



As mulheres são particularmente mais suscetíveis ao estresse na troca hormonal, durante a puberdade, ciclo menstrual, gravidez e menopausa. A flutuação constante do nível hormonal causa estresse.



Novos tempos - convivermos com o bom e o mal estresse.


Existe alguma coisa como o bom estresse? Bem, considerando que o estresse é uma reação natural do corpo, diremos que sim.



O estresse pode ser positivo, sob o ponto de vista de nos mantermos alertas, motivados e prontos para reagir a um perigo iminente; por exemplo, algumas pessoas apresentam desempenho melhor sob estresse como os músicos, atletas e operadores das bolsas.



O estresse se torna ruim quando o nosso corpo responde constantemente a isto, causando desgaste e tensão física e emocional, e um dia descobrimos que a nossa performance se encontra bem abaixo do nível que normalmente atuamos.



O estresse prolongado, pode levar a angústia e perturbar o equilíbrio do corpo e da mente, provocando sintomas físicos como dor de cabeça, dor no estômago, elevação da pressão arterial, dor toráxica, disfunção sexual e problema de sono.



Se estivermos estressados demais, podemos também ser afetados por úlceras, cólicas abdominais, colite, constipação intestinal, baixo nível do sistema imunológico, fazendo com que sejamos mias acometidos de resfriados e infecções comuns com mais frequência.



As mulheres devido ao problema do desequelibrio hormonal, poderão apresentar ainda, ausência de menstruação ou sangramento anormal, que poderá se agravar, provocando a formação de tumores, miomas e endometriose. Outras poderão apresentar também mudança em sua sexualidade tais como perda do desejo sexual e secura vaginal.

Como identificar o estresse?



Os sintomas mais comuns são pressão arterial alta, dores constantes no corpo, palpitação, ansiedade, fadiga crônica, sensibilidade ao choro, distúrbio do apetite pela falta ou voracidade do mesmo, infecção frequente pela baixa imunidade do organismo e diminuição do desejo sexual.



Em situaçoes mais graves podem também ocasionar o desinteresse pelas coisas da vida, mordedura dos lábios, bruxismo, indigestão, tensão muscular e até diarréia inexplicável.



Como combater o estresse?



Comece pelo seu estado de espírito, seja positivo com as coisas da vida, aceite a idéia de que existem coisas que estão fora do seu controle, não deixe que a raiva, a frustação e o medo tomem conta da sua mente. Tente procurar soluções construtivas e lembre-se, sempre haverá pontos positivos que poderemos extrair de um fato negativo.



Procure também mudar o seu estilo de vida para que o seu corpo combata o estresse; uma boa prática é exercitar-se regularmente, submeter-se a uma boa sessão de massagem, fazer refeições saudáveis e bem equilibradas para manter os níveis de energia alto e consequentemente o sistema imunológico forte. Descanse e durma bastante, de preferência em aparelho terapêutico dotado de tecnologia da magnetoterapia e infravermelho longo, a fim de proporcionar um sono rem e com isso, melhorar o metabolismo e assim superar o estresse.



Por último, procure fazer a escolha certa nas suas decisões do dia a dia, saiba dizer não aos pedidos, procure gerenciar o seu tempo e controle o que voce come. Além disso, em se encontrando nessa situação, não esqueça de pedir ajuda aos amigos, familiares, médico, massoterapeuta, psicólogo, etc. Viva a vida!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário