quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A adaptação do homem a vida moderna


A velocidade das inovações e as profundas transformações vividas pela humanidade hoje demonstram a constante evolução da sociedade. Percebe-se que cada vez mais diminui a distância entre o passado e o futuro. Seja na economia com fusões, globalização, parcerias entre empresas concorrentes e na própria estrutura de indústrias inteiras; nos produtos e serviços e em seus fluxos logísticos; nos mercados com sua segmentação, valores e comportamento dos consumidores; nos mercados de trabalho; na política e nas relações internacionais entre os países; acrescente-se a isso, o crescimento vertiginoso da tecnologia nas áreas da comunicação e informação, aeroespacial, biotecnologia e nanotecnologia, e muitas outras.


Mas talvez seja importante salientar o impacto destas mudanças sobre a sociedade, os valores, a família e sobre a visão que temos do mundo e de nós mesmos. Também cabe refletir sobre os danos que esta evolução acelerada está provocando na natureza e na saude da humanidade.


A evolução da tecnologia da informação pode ser ilustrada quando hoje, por exemplo, pode-se transmitir via internet, 1 trilhão de bits por segundo, o quê corresponderia ao volume de dados contidos em 300 anos de todas as edições do New York Times; há 10 ou 15 anos atrás, isso era inimaginável.


O homem, neste contexto, está se tornando mais dinâmico e rápido em suas ações e é clara a necessidade da tecnologia como uma aliada para atingir os objetivos de viver de forma mais tranqüila nos dias de hoje, em que a turbulência dos acontecimentos é uma constante porém, não menos importante são os cuidados com a saude e o bem estar.


Vivemos hoje em uma sociedade espantosamente dinâmica, com uma capacidade evolutiva ainda não experimentada e por isto também muito instável. A cada dia vive-se um novo processo de adaptação às novas realidades para o nosso: entendimento, absorção e prática comportamental. A antecipação do futuro deve nos levar a constantes mudanças de paradigmas. Não se pode correr o risco de deixar as informações e avanços tecnológicos passarem desapercebidos, pois a adaptação ao novo é uma questão de sobrevivência daí a necessecidade da revisão de nossos hábitos alimentares, prática de exercícios fisícos, melhora na qualidade de vida e bem estar.


A globalização tornou os processos mais transparentes, com facilidades de logística e controle. Trouxe, porém, a cruel realidade de que nada, absolutamente nada, ficará de fora desta competição global, o que requer um preparo especial de todos os envolvidos na evolução e desenvolvimento neste contexto de crescimento acelerado.


Portanto, hoje, a única certeza estável que se pode ter é a de que tudo vai mudar e de modo cada vez mais veloz.
A aceleração da história é o tempo medido entre a descoberta de um processo tecnológico e sua transformação em produto disponível no mercado. Neste processo evolutivo, percebe-se que o que antes demorava um século para acontecer, hoje ocorre cada vez mais rapidamente. Senão vejamos:



Fotografia: 112 anos
Telefone: 56 anos
Rádio: 35 anos
Radar: 15 anos
Televisão: 12 anos
Transistor: 5 anos
Circuito integrado: 5 anos
Computador AT 286: 1 ano
Processador 486 ao Pentium: 1 mês



Como se pode perceber, nenhum destes fatos provocou situações negativas à vida do homem. Pelo contrário, a rotina foi facilitada pelos avanços tecnológicos, proporcionando ao homem mais qualidade de vida e menos esforços para usufruir de conforto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário